Bem Vindo

Bem vindos ao nosso blog leia nossas postagens e saiba mais sobre o vasco.Voltem sempre

sábado, 3 de dezembro de 2011

Euforia e apoio no último treino antes da 'decisão' contra o Flamengo

Euforia, gritos, festa. O último treino do Vasco, neste sábado, em São Januário, antes do jogo decisivo contra o Flamengo foi em clima de muito otimismo. Cerca de 1.000 torcedores foram apoiar os jogadores. Com bandeiras, cartazes e cantos de incentivo, os cruz-maltinos mostraram estar confiantes para a rodada decisiva do Brasileirão. O Gigante da Colina precisa vencer o Flamengo, no Engenhão, e torcer pela derrota do Corinthians para o Palmeiras, no Pacaembu, para ficar com o título.
Torcida treino Vasco (Foto: Thiago Lavinas / 
Globoesporte.com)Torcida marca presença no último treino na Colina antes da rodada final (Thiago Lavinas / Globoesporte.com)
Assim que os jogadores entraram no gramado da Colina, os torcedores começaram a cantar vários gritos tradicionais como "O campeão voltou....", "São Januário meu caldeirão" e "Uh, vai pra cima, é o Trem Bala da Colina". A maior parte da torcida se concentrou na arquibancada do estádio. Dedé, Felipe e Diego Souza foram os jogadores mais reverenciados. Os jogadores participaram apenas de um treino recreativo.
Junto com os torcedores do Vasco, há várias pessoas com a camisa do Palmeiras, que precisa vencer o líder Corinthians neste domingo. O nome do clube paulista chegou a ser gritado algumas vezes pelos torcedores. As torcidas dos dois clubes são amigas.
- O Palmeiras vai nos dar o título. Eles são irmãos. Não vão nos abandonar agora - disse o vascaíno Alexandre Souza, que segurava uma camisa do clube paulista.
Torcedores Palmeiras Vasco treino (Foto: Thiago Lavinas / 
Globoesporte.com)

sábado, 19 de novembro de 2011

Guia do título: Corinthians abre vantagem e desponta como favorito

Após a vitória sobre o Ceará, na última quarta-feira, a Fiel empolgou-se e gritou “é campeão” no Presidente Vargas, em Fortaleza. Se ainda não é para tanto, o Corinthians deu um importante passo rumo ao pentacampeonato, em uma rodada que viu seu principal concorrente, o Vasco, empatar com o Palmeiras. As chances de título do Timão, que já eram boas, saltaram de 50% para 75%, a três jornadas do fim do Brasileirão, na visão do matemático Tristão Garcia.
- O Corinthians fez a diferença ao conseguir essa vitória fora. É o favorito. Está a duas vitórias e um empate de sagrar-se campeão. Precisa confirmar isso dentro de campo, mas, pela primeira vez, aparece como o grande favorito. E isso a três rodadas do fim - analisou o matemático.
Mesmo após o empate com o Palmeiras, o Vasco continua sendo o principal adversário do Corinthians. Com 62 pontos, a dois do líder, o time carioca teve suas chances de títulos reduzidas a menos da metade - de 43%, caíram para 21%.
- Mas essa vantagem do Corinthians pode se reverter para o Vasco na próxima rodada. Em casa, o Vasco pega o Avaí rebaixado (o time ainda tem uma remota possibilidade de escapar). O Corinthians tem um jogo mais complicado. Apesar de jogar em casa, o Atlético-MG vive um bom momento. O campeonato ainda está aberto - disse Tristão.

segunda-feira, 7 de novembro de 2011

Reavaliação: Cristóvão quer mudar ‘espírito, comportamento e atitude’

A derrota para o Santos ligou o alerta no Vasco. Há três jogos – dois pelo Brasileiro e um pela Sul-Americana -, o Cruz-Maltino não consegue a vitória, nem ao menos marca um gol. A queda no rendimento do time preocupa o técnico Cristóvão Borges, que já avisou: chegou a hora da reavaliação.
- Vai ser importante retomarmos nossos espírito, comportamento e atitude. Temos que manter a tranquilidade, mas é motivo de alerta. Quem está querendo ser campeão, não pode continuar com esses resultados negativos. Sabemos disso. Ficamos um pouco abaixo nessas partidas. Vamos conversar, trabalhar, para reagir já na próxima partida – afirmou o técnico.
Cristóvão acredita que a evolução já poderá ser vista na partida de quarta-feira, contra o Universitário, pela Sul-Americana. No primeiro jogo das quartas de final, o Vasco perdeu por 2 a 0. Agora, decide a vaga na semifinal em casa, tendo que vencer por três gols de diferença ou fazer 2 a 0 para levar a disputa para os pênaltis. Já no próximo domingo, enfrenta o Botafogo, pelo Brasileirão, às 19h, no Engenhão.
Com 58 pontos, o Vasco está na vice-liderança do campeonato, atrás do Corinthians somente pelo critério de desempate – tem uma vitória a menos. No entanto, o Fluminense está com dois pontos apenas de diferença, com 56, e Botafogo e Flamengo, estão com 55. Os jogadores se reapresentam nesta segunda-feira, às 16h30, em São Januário.

quinta-feira, 20 de outubro de 2011

Com dores, Juninho deixa o campo irritado e retorno deve ser adiado

20/10/2011 10h19 - Atualizado em 20/10/2011 10h32

Com dores, Juninho deixa o campo irritado e retorno deve ser adiado

Após iniciar treino sem problemas, Reizinho participou de poucos minutos do coletivo e, com cara de poucos amigos, foi para o vestiário

Por Rafael Cavalieri Rio de Janeiro
Aos poucos, Cristóvão Borges vai dando cara ao time que vai entrar em campo no próximo domingo, às 16h (de Brasília), contra o Bahia, em Pituaçu. A expectativa pelo retorno de Juninho Pernambucano era grande. O Reizinho calçou chuteiras e passou a primeira parte do treino atrás do gol sem sentir qualquer problema. Na segunda parte do coletivo, o Reizinho entrou no time reserva. Mas sua participação durou apenas poucos minutos. O camisa 8 sentiu dores e deixou o campo visivelmente irritado e decepcionado direto para o vestiário. Ele balançou a cabeça negativamente para o doutor Albino Pinto, que acompanhava o treino.
Antes disso, o técnico Cristóvão Borges comandou um treinamento coletivo em campo reduzido com o provável time que irá entrar em campo. Sem Renato Silva, suspenso, e Victor Ramos, lesionado, Douglas entrou na zaga. Na lateral esquerda nem Jumar, nem Julinho. Felipe entrou novamente no setor. Nilton e Jumar formaram a dupla de volantes com Allan armando o jogo ao lado de Diego Souza. Elton foi mantido ao lado de Eder Luis no ataque e Alecsandro segue como opção no banco.
Outro que pode aparecer entre os reservas é Romulo. No início da semana, o departamento médico do Vasco praticamente vetou o volante, que deixou o jogo contra o Atlético-PR com dores musculares na coxa direita, treinou com bola. Romulo treinou atrás do gol junto de Juninho e Eduardo. Na segunda parte, Eduardo Costa entrou no lugar de Douglas. Com isso, Nilton foi deslocado para a zaga.
O Vasco deve entrar em campo com: Fernando Prass, Fagner, Dedé, Douglas (Eduardo Costa) e Felipe; Nilton, Jumar, Allan e Diego Souza; Eder Luis e Elton. Com 54 pontos o clube é o vice-líder do Campeonato Brasileiro atrás apenas do Corinthians, que tem a mesma pontuação, mas está na frente por ter uma vitória a mais.

No Engenhão, torcida da La U pede clássicos em São Januário

Além de sofrer uma catastrófica goleada e praticamente dar adeus à Copa Sul-Americana, o Flamengo teve de aturar no Engenhão provocações dos torcedores chilenos que foram ao estádio. Pequena, porém, animada, a torcida da La U levou uma faixa com os dizeres “Clássicos em São Januário”, em alusão à vontade do Vasco de levar os jogos contra os rivais cariocas para seu estádio, nesta reta final de Campeonato Brasileiro.
Nesta quarta-feira, antes do jogo contra o Flamengo, três torcedores da Universidad de Chile foram a São Januário acompanhar o treino do Vasco. Eles têm amigos em uma torcida organizada do Vasco e conseguiram trocar uma camisa do time chileno por uma vascaína.
faixa torcida universidade de chile clássicos em são januário (Foto: Reprodução Twitter)

segunda-feira, 10 de outubro de 2011

Vasco perde a liderança

A tarde parecia ser de show solo de Fernando Prass. Mas foi D'Alessandro quem regeu o Inter na vitória de 3 a 0 sobre o Vasco. O meia argentino fez um, Índio ampliou e Tinga fechou o placar, todos no segundo tempo da partida disputada nesta tarde de domingo, no Estádio Beira-Rio, pela 28ª rodada do Campeonato Brasileiro.
Com a vitória, o Inter sobe para 43 pontos, a apenas três do Botafogo, que fecha a zona de classificação à Taça Libertadores. Já o Vasco segue com 50, e perde a liderança para o Corinthians - mais tarde, ainda neste domingo, os paulistas venceram o Atlético-GO também por 3 a 0, e subiram para a 1ª com 51 pontos. Agora, o Vasco é o vice-líder.
Na próxima quarta, feriado, o Inter visita o São Paulo às 16h, na Arena Barueri. Já o Vasco volta a campo às 20h30m da quinta-feira, contra o Atlético-PR, em Curitiba.
Andrezinho Internacional x Vasco (Foto: Marcos Nagelstein / VIPCOMM)

sábado, 8 de outubro de 2011

Victor Ramos surpreende, treina e é liberado para enfrentar o Inter

Rio de Janeiro
Treino do Vasco em São Januário (Foto: Fabio 
Leme/Globoesporte.com)Treinamento do Vasco em São Januário
(Foto: Fabio Leme/Globoesporte.com)
Antes desfalque praticamente certo, o zagueiro Victor Ramos participou do coletivo entre titulares e reservas na tarde desta sexta e vai enfrentar o Inter no domingo, às 16h, no Beira-Rio. O jogador, que se recuperava de uma lesão na coxa direita, atuou na primeira parte da atividade ao lado de Renato Silva. No segundo tempo, Nilton entrou em seu lugar. Segundo o departamento médico do clube, o zagueiro seria desfalque nas próximas duas rodadas diante de Internacional e Atlético-PR. Mas o panorama mudou.
- Esses prazos são sempre aproximados. O que o Victor teve foi no músculo adutor, mas a recuperação foi boa. Medicina não é matemática, alguns respondem mais rápido. Ele sempre respondeu de forma positiva, por isso estamos liberando o jogador para viajar. Ele vai para o jogo porque já está sem dor - disse o médico Alexandre Campello.
Sem contar com Fagner, que fez um trabalho regenerativo por ter jogado contra o Aurora-BOL na última quarta-feira, Max foi o responsável por treinar na lateral-direita no treinamento.
Desta forma, o Vasco deve entrar em campo diante do Internacional, no domingo, às 16h, no Beira-Rio, com a seguinte formação: Fernando Prass, Fagner, Victor Ramos e Renato Silva, Jumar; Rômulo, Eduardo Costa, Felipe e Diego Souza; Eder Luis e Alecsandro.

Segundo melhor visitante, Vasco espera fazer do Inter sua nova vítima

Rio de Janeiro
alecsandro vasco filho (Foto: André Durão/Globoesporte.com)Alecsandro destaca o bom rendimento do visitante
Vasco (Foto: André Durão/Globoesporte.com)
No Vasco, todos sabem que enfrentar o Internacional no Beira-Rio não é fácil, ainda mais quando o adversário sonha com o título nacional ou, pelo menos, uma vaga na Taça Libertadores. Contudo, o Cruz-Maltino costuma ser um visitante indigesto neste Campeonato Brasileiro.

Das 13 vezes em que atuou no reduto do rival, o time de São Januário saiu vencedor em seis oportunidades e ainda conquistou três empates, um aproveitamento de 53,8%. Essa média é a segunda melhor do campeonato, atrás apenas do São Paulo, que tem 59,5% dos pontos disputados fora de seu domínio.

- Jogamos muito bem fora de casa, pois temos uma formação que conseguimos não só marcar como sair para jogar. É difícil fazer isso, mas temos tido uma tranquilidade maior de não ter de vencer de qualquer maneira como é aqui em São Januário. Jogamos sabendo que precisamos fazer 60% aproveitamento – afirmou Alecsandro, que pode ver o percentual vascaíno chegar próximo à meta desejada, caso vença o quadro gaúcho.

Se o Vasco vem sendo forte fora de casa, o Colorado decepciona atuando dentro do seu estádio. O retrospecto colorado, nas 13 partidas disputadas no Beira-Rio, é aquém do esperado. Foram seis vitórias, cinco empates e duas derrotas, um aproveitamento de quase 59%, considerado baixo para uma equipe que almeja chegar ao título. Mesmo assim, os vascaínos chamam atenção para a força gaúcha.
- Enfrentar o Inter no Beira-Rio não é fácil. É um estilo gaúcho, marca forte e sabe jogar com a bola no pé. Eles têm grandes marcadores e uma boa saída de bola. Temos de reconhecer estes pontos e ir preparado para um jogo difícil – ressaltou o camisa nove, que demonstra ainda ter o conhecimento do seu ex-clube.

Acostumado a enfrentar o Inter desde os tempos de Grêmio, Eduardo Costa adotou o mesmo discurso do seu companheiro e deu dicas de como bater o rival.
- É difícil jogar lá, pois é uma equipe que pressiona e ataca a todo o momento. Tem de estar bem postado para neutralizar a principal arma deles que é o toque de bola. Temos que ter inteligência, saber jogar o jogo e o momento certo de atacar – concluiu o volante.

Aproveitamento dos primeiros colocados fora de casa:


Vasco: 21 pontos em 39 = 53,8%
Corinthians: 20 pontos em 42 = 47,6%
São Paulo: 25 pontos em 42 = 59,5
Botafogo: 15 pontos em 39 = 38,4%
Fluminense: 14 pontos em 39 = 35,8%
Flamengo: 22 pontos em 42 = 52,3%

sexta-feira, 30 de setembro de 2011

Vasco treina em São Januário com Renato Silva e sem Juninho

Rio de Janeiro
Após dois dias fora dos treinos do Vasco, por conta de dores no joelho direito, Renato Silva reapareceu no gramado de São Januário. O zagueiro foi reavaliado antes do início da atividade e liberado pelos médicos do clube, apesar de ainda apresentar inchaço no local. Por outro lado, Juninho Pernambucano foi poupado e não apareceu no gramado da Colina.
Com o retorno de Renato Silva, a zaga vascaína deve estar completa para o jogo contra o Corinthians, domingo, às 16h, em São Januário. Victor Ramos, que estava com uma conjuntivite que o tirou do treino de quinta-feira, voltou aos trabalhos nesta sexta. O titular Dedé, que ganhou folga na quinta devido ao desgaste com a viagem desde Belém, onde enfrentou a Argentina pela Seleção, também está de volta.
Assim como Dedé, os também selecionáveis Rômulo e Diego Souza se reintegraram ao elenco. Na primeira parte do treino, os jogadores fizeram treino físico. Em seguida, Cristóvão comandou uma atividade de bola parada defensiva e um treino de dois toques. Chaparro e Jumar apenas deram voltas no gramado da Colina.

Diego Souza promete não cair na pilha corintiana: ‘Estou tranquilo’



diego souza vasco treino (Foto: Mauricio Val / Fotocom.net)Diego Souza diz estar preparado para forte
marcação (Foto: Mauricio Val / Fotocom.net)
Diego Souza está de bem com a vida. Destaque do Vasco nos últimos jogos e convocado para a Seleção Brasileira, com direito a assistência para o gol de Neymar na vitória contra a Argentina, na última quarta-feira, o jogador sabe que terá pela frente, neste domingo, marcadores sedentos por não deixá-lo com espaço.

Com o histórico de ser um atleta com personalidade forte e, às vezes, envolvido em discussões dentro do campo, o camisa 10 vascaíno deixou claro que nada irá desestabilizá-lo contra o Corinthians.

- Nada, estou tranqüilo. A marcação vai existir sempre, ainda mais quando a gente joga dentro de casa. As equipes costumam passar da linha da bola, então tem que ser inteligente para jogar, procurar abrir espaços para os outros jogarem e ficar mais próximo da área, onde posso sofrer uma falta, e nossa equipe tem grandes cobradores – garantiu Diego, que avaliou qual deve ser a postura do Cruz-Maltino diante do Timão.

- A equipe do Corinthians tem jogadores experientes, de qualidade. Tem o Alex, que chuta muito bem de meia distância, o Jorge Henrique, que pode entrar, o Willian, que é rápido e dá bastante trabalho. Só que dentro da nossa casa, nosso estilo de jogo não pode mudar. No início, temos que pressionar o adversário, mostrar peso, porque se sai logo um gol, já dá mais tranqüilidade. Depois desses primeiros 15 minutos de abafa, o jogo tem que dar uma acalmada, temos que valorizar a bola e marcar bem, porque lá tem jogadores de qualidade que precisam estar bem marcados – descreveu.

O sistema defensivo do alvinegro paulista foi observado pelo jogador. Diego diz não acreditar que a ausência de Chicão faz com que os atacantes vascaínos tenham menos conhecimento sobre a zaga corintiana.

- São dois jogadores que já joguei contra, o Wallace quando estava no Vitória e o Paulo André no próprio Corinthians. São jogadores grandes e que marcam firme. Tem que estar pronto para guerra mesmo – declarou e aproveitou para brincar com Ralf, companheiro de Seleção nesta semana.

- Quando faltavam cinco minutos (para acabar Brasil e Argentina), eu podia ter dado uma bola para ele dividir (risos). Estava brincando com ele. Agora cada um defende o seu. Bicho pega aqui no domingo – finalizou o meia, que afirmou não ter ensaiado nenhum tipo de coreografia caso volte a marcar.

quarta-feira, 28 de setembro de 2011

Juninho rebate clima de final e diz que até perder é normal

Rio de Janeiro
Juninho no treino do Vasco (Foto: Alexandre Cassiano / Agência O Globo)Juninho adota cautela antes do duelo com o Timão
(Foto: Alexandre Cassiano / Agência O Globo)
A expectativa de todos para o confronto entre Vasco e Corinthians no próximo domingo, em São Januário, é grande, afinal, os clubes ocupam respectivamente liderança e vice-liderança do Brasileiro. No entanto, Juninho Pernambucano fez questão de frear o clima de final antecipada. Para o Reizinho, o jogo de fato é importante em termos de classificação, mas está longe de ser decisivo na briga pelo título.
Sincero, Juninho chegou a dizer que perder para o Corinthians, mesmo que em casa, não será uma tragédia e que o empate é um resultado normal. Em contrapartida, disse esperar que o time mantenha a pegada dos últimos jogos para sair com a vitória e conseguir abrir uma diferença maior de pontos.
- Para quem já esteve dez pontos atrás do Corinthians, abrir cinco de diferença seria maravilhoso. Todos precisam ter na cabeça que este é um jogo muito importante, mas que não vai decidir nada. O campeonato segue equilibrado e vão faltar 11 rodadas ainda. Um empate dependendo das circunstâncias não é mau resultado, da mesma maneira que perder para uma força como o Corinthians é algo normal - afirmou.
Calejado, o ídolo vascaíno admitiu que o jogo de palavras em um confronto desta envergadura é bom para amenizar a pressão que pode ocorrer em cima dos jogadores, principalmente dos mais jovens.
- Eu acho realmente que eu não me enrolo com as perguntas. Sou o capitão do time, já rodei muito, e eu acho que uma mensagem que a gente tenta passar é para proteger. Quando era jovem, eu gostava de quando isso acontecia. Em certos momentos tem treinadores que reclamam de arbitragem tirando o foco dos jogadores, isso é muito bom, pois eles se sentem um pouco mais liberados - afirmou Juninho, para depois finalizar falando sobre o sonho de ser campeão brasileiro mais uma vez:
- Sei que para ganhar precisamos de muita luta, mas estou imaginando que podemos chegar novamente ao título.
O Vasco é o líder do Campeonato Brasileiro com 49 pontos conquistados. O confronto contra o více-líder Corinthians, que tem 47 pontos, é no próximo domingo, às 16h (de Brasília), em São Januário.

segunda-feira, 26 de setembro de 2011

Estrela do dia, Diego Souza chega à Seleção: 'Momento é mais favorável'

Direto de Belém, PA
Diego Souza no desembarque em Belém (Foto: Gustavo Rotstein/Globoesporte.com)Diego Souza dá entrevista na chegada a Belém
(Foto: Gustavo Rotstein/Globoesporte.com)
Estrela máxima da 26ª rodada do Campeonato Brasileiro, o vascaíno Diego Souza, autor dos três gols na vitória por 3 a 0 sobre o Cruzeiro, já está com a Seleção Brasileira em Belém para a segunda partida do Superclássico das Américas, contra a Argentina, quarta-feira, às 21h50m, no Mangueirão.
O meia chegou acompanhado dos também vascaínos Dedé e Rômulo e de Réver, do Atlético-MG. Pouco antes, o técnico Mano Menezes havia chegado à cidade. Ainda no saguão do hotel. Diego Souza exaltou seu bom momento e acredita que está melhor agora do que à época em que foi convocado pela primeira vez.
- Sem dúvida estou mais experiente, por tudo que aconteceu na minha carreira. O momento é mais favorável – declarou Diego, convocado pela primeira em outubro de 2009, pelas eliminatórias da Copa do Mundo de 2010. À época, o meia foi chamado por Dunga para o duelo com a Bolívia, em La Paz.
Por conta do regulamento da competição, Mano Menezes convocou apenas jogadores que atuam no Brasil para esse duelo com a Argentina (o primeiro, em Córdoba, terminou 0 a 0). Fato que dá o rótulo de “time B” a essa equipe. Mas Diego Souza quer aproveitar esse vestibular para chegar à “principal”.
- É difícil falar (em ser titular), porque todos que vão chegar estão em busca de uma chance. Mas vou procurar minha oportunidade para voltar mais vezes e ter a chance de atuar com os jogadores do mundo inteiro – acrescentou o vascaíno.
Os outros 18 jogadores convocados para o duelo com a Argentina chegam a Belém no início da tarde desta segunda-feira. O primeiro treinamento, com a presença da torcida brasileira, será às 18h, no Mangueirão. A expectativa é que mais de 15 mil pessoas acompanhem a atividade comandada por Mano Menezes.
Como a maioria dos jogadores participou da rodada do Campeonato Brasileiro, a tendência é que seja um treinamento leve. Coletivo apenas na terça-feira.

Vasco desembarca já com a cabeça na 'final' contra o Corinthians

A vitória foi importante e veio com uma atuação de gala do time e, em especial, do camisa 10 Diego Souza. No entanto, apesar do sono por ter acordado antes das 6h (de Brasília) em Belo Horizonte, a delegação do Vasco desembarcou na manhã desta segunda-feira no Rio de Janeiro já com a cabeça na importante partida do próximo domingo, contra o vice-líder Corinthians, em São Januário. Felizes com o momento e com a manutenção da liderança do Campeonato Brasileiro, os jogadores sabem que terão uma semana decisiva pela frente.
fernando prass vasco desembarque (Foto: Rafael Cavalieri / Globoesporte.com)Fernando Prass durante o desembarque do Vasco no Rio (Foto: Rafael Cavalieri / Globoesporte.com)
Fernando Prass ressaltou a importância do confronto. Além da possibilidade de abrir vantagem sobre o atual segundo colocado na tabela, o goleiro lembrou que passará a ser um confronto direto a menos em um momento importante. Apesar de o time estar em grande fase, Prass quer todos ligados principalmente após a vitória do rival sobre o Bahia.
- É um confronto direto. Somar três pontos em partidas como essa passa a ser determinante. Vamos abrir uma vantagem boa e ainda evitamos uma aproximação de quem está brigando conosco. Fomos realmente muito bem contra o Cruzeiro. Criamos muitas oportunidades de gol e tivemos uma atuação convincente. Mas eles também venceram e estão na briga - afirmou o goleiro, lembrando que no primeiro encontro entre os dois deu Corinthians.
- Perdemos no primeiro turno, e isso aumenta ainda mais a nossa responsabilidade - disse.
Desembarque com provocações, mas tranquilo
Em um aeroporto Santos Dumont com bastante movimentação de roqueiros de fora do Rio de Janeiro que voltavam para casa após curtir o Rock in Rio, os jogadores do Vasco desembarcaram de maneira tranquila. Um ou outro funcionário tentou provocar os jogadores gritando o nome do rival Flamengo, mas ninguém esboçou qualquer tipo de resposta, mantendo o clima de paz.
A segunda-feira será de descanso para o grupo, que vai se reapresentar na próxima terça-feira, às 15h30m (de Brasília), em São Januário. Com 49 pontos, o Vasco é o líder do Campeonato Brasileiro.

sábado, 24 de setembro de 2011

Diego Souza destaca nova ideologia: 'Vasco ganhou espírito de vencedor'

Rio de Janeiro
Diego Souza comemora gol do Vasco (Foto: Marcelo Sadio / Site
 Oficial do Vasco da Gama)Diego Souza comemora gol do Vasco diante do
Atlético-GO (Foto: Marcelo Sadio / Site do Vasco)
Quem olha o Vasco hoje na liderança do Campeonato Brasileiro, confirmada após o empate com o Atlético-GO nessa quinta-feira, mal pode imaginar que há alguns meses, no início da temporada, o time foi motivo de chacota. As derrotas nos quatro primeiros jogos do ano configuraram o pior início de Campeonato Carioca de sua história, sendo eliminado de maneira precoce da Taça Guanabara. A chegada de Ricardo Gomes para substituir Paulo César Gusmão foi determinante para uma mudança de mentalidade e de postura. O resultado disso foi um gosto pela vitória que fez com que o time não colocasse o pé no freio após a conquista da Copa do Brasil.
Diego Souza não estava no Vasco no começo do ano. Chegou no decorrer da temporada e acompanhou justamente o momento de transição. Apesar de não ter vivido os dias de grande crise, o camisa 10 sentiu na pele como os seus companheiros sofreram com provocações e piadinhas. Depois de sentir como é bom estar no topo, ninguém mais quer sofrer novamente.
- A explicação pela boa fase é simples. Ninguém aqui quer reviver aquelas derrotas do início da temporada. O Vasco foi motivo de chacota para muita gente. Por isso seguimos com toda a nossa pegada. Valorizamos cada vitória, cada passo conquistado. E ao mesmo tempo sentimos muito cada derrota. O Vasco ganhou o espírito de vencedor - explicou o camisa 10.
Ninguém aqui quer reviver aquelas derrotas do início da temporada. O Vasco foi motivo de chacota para muita gente. Por isso seguimos com toda a nossa pegada"
Diego Souza
Diego Souza destaca que Ricardo Gomes foi peça fundamental na ressurreição vascaína. O AVC (acidente vascular cerebral) sofrido pelo comandante no dia 28 de agosto, durante o clássico contra o Flamengo, causou seu afastamento do cargo para que pudesse se recuperar, mas serviu como um combustível a mais para o restante do Brasileiro. O camisa 10 revelou um pacto feito pelo grupo para dedicar o título ao treinador.
- Vamos em busca de mais uma conquista, porque se estamos aqui hoje é por causa dele. Antes mesmo do ocorrido, o Ricardo nunca deixou a gente relaxar. Não tem por que fazermos isso agora - explicou.
Cristóvão Borges tem pensamento parecido com o de Diego. Mas ele ainda foi além. Segundo o treinador, o espírito de superação começou no ano passado, quando o Vasco voltou à Primeira Divisão após o título da Série B de 2009.
- Esta fase é parecida com a que o Vasco viveu quando caiu para a Segunda Divisão. A experiência do retorno é muito marcante, e o clube e seus jogadores passam a valorizar muito as conquistas. Tudo que se consegue de positivo tem valor muito grande. Ninguém quer perder e voltar para a fase ruim. Tendo isso como referência, a concentração passa a ser maior - afirmou.

Éder Luis é vetado para encarar o Cruzeiro, e Felipe ainda não retorna

Rio de Janeiro
Eder Luis no treino do Vasco (Foto: Guito Moreto / Ag. O 
Globo)Eder não joga (Foto: Guito Moreto / Ag. O Globo)
Problemas para Cristovão Borges escalar o Vasco para a partida contra o Cruzeiro, neste domingo, às 16h (de Brasília), na Arena do Jacaré, em Sete Lagoas, pela 26ª rodada do Brasileirão. Já sem Bernardo, que por questões contratuais não pode enfrentar o clube mineiro, o treinador perdeu também Eder Luis. O atacante sentiu dores musculares no empate por 1 a 1 com o Atlético-GO e está vetado. A esperança dos médicos é que reapareça uma semana depois, contra o Corinthians, em São Januário.
- O Éder também melhorou muito, deve fazer um exame de imagem neste sábado e para domingo está fora. A expectativa é positiva para o jogo contra o Corinthians - explicou o médico cruz-maltino Alexandre Campello.
Diante do panorama, a expectativa é que Leandro forme o ataque ao lado de Élton. Outra possibilidade é o deslocamento de Diego Souza, com uma nova peça no meio-campo. Recuperado de uma artroscopia no joelho direito, Felipe treinou normalmente nesta sexta-feira em São Januário, mas também está fora.
- O Felipe está entregue à preparação e durante a próxima semana, com os trabalhos, deve estar liberado para a comissão técnica - prosseguiu Campello.
Quem também deixou o jogo contra o Atlético-GO queixando-se de dores foi o lateral-direito Fágner. Este, porém, está relacionado e não deve ser problemas para a partida. Com 46 pontos, o Vasco é o primeiro colocado no Brasileirão.
- O Fágner teve um trauma no quadril pegando a bacia. Geralmente esse problema no osso dói muito, mas ele evoluiu bem. Ainda sente dor discreta em alguns movimentos. Até domingo deve estar liberado para pegar o Cruzeiro - concluiu.

quinta-feira, 22 de setembro de 2011

Contra o Dragão em boa fase, Vasco defende a liderança pela primeira vez

Guardada as devidas proporções, Vasco e Atlético-GO chegam embalados para o confronto. Enquanto os donos da casa lutam para se manter na liderança, os visitantes querem dar continuidade ao bom momento desde que o técnico Hélio dos Anjos assumiu o clube. Os dois irão medir forças na noite desta quinta-feira, às 20h30m (de Brasília), em São Januário.
A torcida vascaína promete lotar e transformar o estádio em um verdadeiro caldeirão. O Vasco conta com o retorno de Juninho Pernambucano e quer manter a pegada após a goleada sobre o Grêmio na última rodada. Já o Atlético, que venceu o xará mineiro em confronto repleto de pressão, também espera dar sequência e surpreender arrancando um bom resultado diante do atual líder.
A partida terá a arbitragem de Evandro Rogério Roman (PR), auxiliado por Bruno Boschilia (PR) e por José Amilton Pontarolo (PR). O Premiere 3 transmite a partida, e o GLOBOESPORTE.COM acompanha todos os lances em Tempo Real.
header o que esta em jogo (Foto: arte esporte)
Vasco: a manutenção da liderança. Uma vitória mantém o Vasco no topo da tabela e firme e forte na briga pelo título do Campeonato Brasileiro. Além disso, seria uma maneira de presentear os torcedores que mais uma vez se movimentaram para deixar São Januário completamente lotado.
Atlético-GO: a vitória diante do Atlético-MG, na última rodada, deixou o Dragão em boa situação no Campeonato Brasileiro. A equipe goiana subiu para a 10ª colocação, com 33 pontos. Embora o discurso no clube ainda seja fugir do rebaixamento, não há como negar que uma vitória contra o líder, fora de casa, credenciaria o time definitivamente como candidato à vaga

Vascaínos esgotam ingressos e batem recorde neste Brasileirão

A festa vai ser bonita. Os vascaínos correram e em apenas dois dias de venda esgotaram a carga total de pouco mais de 17 mil ingressos para a partida da noite da próxima quinta-feira, contra o Atlético-GO, às 20h30m (de Brasília), em São Januário. Com isso, de maneira antecipada, a torcida já bateu o recorde de público pagante do time neste Campeonato Brasileiro - o anterior tinha sido justamente contra o Grêmio, no último sábado, quando 16.014 torcedores campareceram ao estádio.
fila de torcedores do Vasco em São januário (Foto: Rafael Maranhão/Globoesporte.com)Fila de torcedores do Vasco em São Januário (Foto: Rafael Cavalieri/Globoesporte.com)
Felizes com o momento e com a química com a torcida, os jogadores do Vasco prometeram retribuir todo o carinho com uma grande atuação. Para Diego Souza, todos no elenco estão cientes da responsabilidade em conseguir mais uma importante vitória para manter o time na liderança do Brasileiro independentemente de qualquer outro resultado na rodada.
- Sabemos quanto o torcedor acredita em nós e quer ver uma vitória. Para conseguirmos isso, temos de dar continuidade ao bom trabalho. Ou melhor, temos de ir além sempre. Se não for assim, vai ficar difícil. Por isso pedimos e sabemos que a torcida vai nos incentivar o tempo todo - afirmou.
O técnico Cristóvão Borges também se mostrou feliz, mas fez um alerta. Para ele, a torcida precisa controlar a ansiedade porque o jogo promete ser bastante disputado.
- O Atlético-GO vem crescendo e tem uma equipe forte. O torcedor vai querer ver gol, mas eles precisam saber que não vai ser fácil fazê-los. Vamos lutar pela vitória sem afobação - afirmou

segunda-feira, 19 de setembro de 2011

Diego Souza revela pacto por Gomes: 'Vamos buscar esse título por ele'

Quando Ricardo Gomes teve o acidente vascular cerebral (AVC), após o clássico contra o Flamengo, no dia 28 de agosto, o Vasco passou a conviver com uma dúvida de como seria a reação do grupo fora e dentro de campo. Para não deixar a peteca cair, Diego Souza revelou que o elenco vascaíno fez uma espécie de pacto em homenagem ao treinador. Agora, na liderança, o meia, um dos principais jogadores na vitória vascaína sobre o Grêmio (assista ao vídeo), diz que o time vai buscar o título para Gomes.
- A gente sabe o que o Ricardo Gomes fez pelo Vasco, pelo nosso time. Montou um elenco forte que vem jogando bem e está dando certo. Agora, graças a Deus, as coisas estão melhorando. A gente deve essa satisfação para o Ricardo e sempre falamos isso. Vamos buscar esse título por ele, vamos dar o máximo até o fim - revelou Diego.
Diego Souza comemora gol do Vasco sobre o Grêmio (Foto: Alexandre Loureiro/Fotocom.net)Diego Souza comemora gol que marcou sobre o Grêmio na Colina (Foto: Alexandre Loureiro/Fotocom.net)
Sem Ricardo Gomes, calhou ao auxiliar Cristóvão Borges assumir a nau vascaína e não permiti-la afundar dentro do Brasileirão. Cinco jogos depois, o comandante relembrou os momentos difíceis que passou, pós-internação de Gomes, e o tamanho da responsabilidade que caiu em seu colo.
- Dificílimo, muito difícil mesmo. Meu conforto nessa história toda é que eu faço parte do trabalho desde que ele começou, isso que foi um consolo, pois a responsabilidade é muito grande. A relação que eu tenho com eles é que me conforta, pois tenho intimidade e uma relação muito boa - garantiu Cristóvão, que comandou o Vasco em três vitórias, um empate e uma derrota.
De acordo com o técnico, a manutenção do trabalho e o jogo contra o Ceará foram decisivos para a continuidade da boa campanha na competição nacional.
- Foi a continuidade de uma regularidade que nos ajudou muito. A gente vinha conseguindo vitórias e veio esse momento difícil durante o clássico contra o Flamengo. O problema foi assentar isso tudo, e o que foi decisivo foi o resultado contra o Ceará no jogo seguinte. Temos um grupo maravilhoso e por tudo que passamos para conquistar a Copa do Brasil e tudo que temos agora, isso é mérito dos jogadores - afirmou o treinador.
Na próxima rodada, o Vasco recebe o Atlético-GO, quinta-feira, em São Januário.

Pacotão da rodada#24:O vasco finalmente líder.

O Vasco assumiu a liderança nesta 24ª rodada do Campeonato Brasileiro e a disputa pelo título fica cada vez mais acirrada. Com grande atuação de Diego Souza - autor do golaço deste fim de semana – o time cruz-maltino aplicou 4 a 0 sobre o Grêmio, no sábado, em São Januário e roubou a primeira posição do Corinthians, que chegou a liderar por 17 rodadas consecutivas. O Alvinegro do Parque São Jorge deixou o posto após perder de virada o clássico contra o Santos, no Pacaembu, em partida de maior público da rodada: 34.308 pagantes.

Outro time que aproveitou o vacilo do líder foi o São Paulo. Com a goleada sobre o Ceará, o Tricolor paulista chegou aos 44 pontos e assumiu a vice-liderança do campeonato. Durante a partida, o meia Lucas deu uma linda caneta no adversário e o lance foi escolhido o drible da rodada.
No Engenhão, Botafogo e Flamengo ficaram no empate e desperdiçaram a chance de encostar nos líderes. Se o Glorioso não saiu com a vitória, muito por méritos do goleiro Felipe, que praticou seis defesas difíceis e foi o recordista no quesito. Jefferson também se destacou ao fazer uma incrível defesa, eleita a mais bonita de todos os jogos.
Diante de 6.186 torcedores – o menor público pagante da rodada – o Atlético-GO venceu o xará mineiro pela primeira vez na história, subiu para a 10ª posição e empurrou o Galo para a zona do rebaixamento. Na Ressacada, Avaí e Palmeiras protagonizaram o confronto com mais cartões, 9 no total. O atacante Kleber sofreu sete faltas e foi o mais caçado na rodada. Outros destaques negativos foram os 15 passes errados de Marcos Rocha contra o Cruzeiro e o sarrafo do volante Edinho em Lulinha.

quarta-feira, 14 de setembro de 2011

Chorando, Bernardo tem conversa particular com Cristóvão Borges

Clube diz apenas que meia de 21 anos passa por problemas particulares. Companheiros prestam solidariedade

Por Fábio Leme Rio de Janeiro
Bernardo apareceu no gramado de São Januário, na manhã desta quarta-feira, bem depois que os companheiros. No entanto, a assessoria do clube diz que ele não se atrasou, mas estava fazendo recondicionamento físico na sala de musculação. Curiosamente, após trabalhar à parte (o meia deu voltas ao redor do gramado e fez treinos físicos), Bernardo foi visto chorando em uma conversa particular com o interino Cristóvão Borges.
Bernardo chorando no treino do Vasco (Foto: Alexandre Cassiano / Agência O Globo)Bernardo chora em conversa com Cristóvão Borges (Foto: Alexandre Cassiano / Agência O Globo)
O motivo, no entanto, não foi revelado. Oficialmente, o clube informou apenas que o meia de 21 anos passa por problemas particulares. Mesmo desconhecendo as causas do choro, os jogadores do Vasco se solidarizaram com o companheiro.
- A gente tem que procurar ajudá-lo, e ele tem que querer ser ajudado. O que a gente puder fazer por ele, nós faremos. O grupo que o Vasco formou é fantástico, não há inimizades e um sempre procura motivar o outro - garantiu Jumar.
cristovão buarque conversa com bernardo vasco treino (Foto: Fábio Leme / Globoesporte.com)Bernardo treinou apenas a parte física nesta quarta
(Foto: Fábio Leme / Globoesporte.com)
O zagueiro Renato Silva, que já viveu problemas extracampo na carreira, preferiu não se aprofundar muito no assunto, mas confirmou que algo aconteceu, pois o jogador saiu mais cedo do clube.
- Eu não sei qual é o problema dele, fiquei sabendo disso há uns 40 minutos atrás (antes da entrevista), quando ele foi embora do clube. Não sei se é algo familiar, tomara que não. Se for algo que esteja ao meu alcance, vou procurar ajudá-lo, mas espero que não seja nada grave, nem com ele, nem com os familiares - declarou.
Mesmo entrando no segundo tempo da maioria das partidas (contra o Figueirense, domingo, ele não atuou), Bernardo é o artilheiro do Vasco na temporada, com 13 gols.

Cristóvão comanda treino tático com Renato Silva de volta ao time

Mesmo debaixo de chuva, o treino do Vasco, realizado na manhã desta quarta-feira, em São Januário, deu uma mostra de qual deve ser o time para o jogo deste sábado, contra o Grêmio. Em campo reduzido, o interino Cristóvão Borges comandou uma atividade de ataque contra defesa, com Renato Silva e Eduardo Costa de volta. O primeiro já está totalmente recuperado do choque de cabeça sofrido no jogo com o Coritiba, e o segundo, retorna de suspensão.
Allan e Fellipe Bastos também treinaram no meio-de-campo. No entanto, um dos dois dará lugar a Romulo, que está com a Seleção Brasileira para o amistoso desta noite contra a Argentina, mas retorna a tempo de reforçar o time.
Para finalizar a movimentação desta quarta-feira, Cristóvão treinou jogadas pela linha de fundo. O treino estava, inicialmente, marcado para o Ciaga (Centro de Instrução Almirante Graça Aranha), mas, em virtude da forte chuva que cai no Rio de Janeiro, aconteceu mesmo em São Januário.

Ricardo Gomes se emociona

14/09/2011 13h34 - Atualizado em 14/09/2011 14h01

Gomes se emociona ao saber que Vasco espera por ele, diz Dinamite

Presidente fala pela primeira vez sobre o futuro do treinador e quase o leva às lágrimas. Recuperação segue positiva

Por Rafael Cavalieri Rio de Janeiro
Desde que Ricardo Gomes sofreu o AVC (acidente vascular cerebral) que o deixou internado no Hospital Pasteur, na Zona Norte do Rio de Janeiro, há mais de duas semanas, o presidente Roberto Dinamite foi enfático ao dizer que o Vasco não vai procurar nenhum treinador enquanto não tiver qualquer definição sobre o processo de recuperação. Nesta quarta-feira, Dinamite deixou isso claro para o próprio treinador. Ao escutar as palavras, Ricardo não conteve a emoção.
Ao lado da esposa Liliane Marins, que confirmou a reação emocionada de Ricardo Gomes, e do chefe do departamento médico do Vasco, doutor Clovis Munhoz, Dinamite voltou a dizer que ninguém no clube está autorizado a falar nada sobre treinador e garantiu que espera por Gomes o tempo que for.
Roberto Dinamite visita Ricardo Gomes no hospital (Foto: Rafael Cavalieri / GLOBOESPORTE.COM)Roberto Dinamite conversa com Gomes sobre o futuro e quase leva treinador às lágrimas (Foto: Rafael Cavalieri / GLOBOESPORTE.COM)
- Já havia dito isso e volto a garantir. Seguimos esperando por ele e vi como ele se emocionou quando falamos isso. O Ricardo ameaçou até chorar. A evolução está ótima, ele está sorrindo, falando, se mexendo... Vamos continuar rezando e torcendo para que ele volte logo ao nosso convívio em campo e, fora dele, bebendo um bom vinho durante um jantar. Já existe essa possibilidade de ele estar totalmente recuperado - afirmou o presidente vascaíno, que voltou a agradecer às manifestações de carinho.
- A gente percebe como uma pessoa é querida em momentos como esse. Por todos os lugares pelos quais eu passo todos me mandam mensagens, pedem para entregar cartas de apoio com mensagens bonitas. E o Ricardo é isso - disse.
Dinamite não havia tido um contato tão próximo como o que teve nesta quarta. Em todas as visitas ele preferiu apenas dar apoio aos familiares ao invés de entrar no CTI, por exemplo. Agora que chegou até a conversar, não conseguiu tirar o sorriso do rosto e lembrou até dos tempos em que o enfrentou dentro de campo.
- Ele não está mais com aquela cara de doente. Pelo contrário, está com o mesmo semblante de quem o conhece bem. E em campo ele era assim. Chegamos até a relembrar nossos confrontos e ele riu bastante. O astral é positivo - finalizou.
Clovis Munhoz confirma evolução
Clovis Munhoz no hospital com Ricardo Gomes (Foto: Rafael Cavalieri / GLOBOESPORTE.COM)Clovis Munhoz diz que recuperação de Gomes tem
sido excelente (Foto: Rafael Cavalieri)
As palavras de Dinamite foram confirmadas por Clovis Munhoz. O chefe do departamento médico do Vasco afirmou que a evolução é mais do que satisfatória e que Ricardo Gomes interage com todos. A quetão da fala, a mais preocupante, também melhora a cada dia, principalmente com os trabalhos da equipe de fonoaudiologia.
- São 18 dias internados. Para quem é de fora pode parecer uma eternidade, mas em termos médicos é excelente em função da gravidade do caso. Ele ainda não conversa rapidamente, mas só de entender e conseguir responder ao que se pergunta é algo incrível. Existem pacientes que passam mais de um mês sem falar nada, por exemplo - afirmou.
Evolução segue positiva
O técnico Ricardo Gomes completou 48 horas em quarto privativo e sua evolução permanece constante. Ele não teve qualquer tipo de alteração clínica ou neurológica e segue lúcido, respirando de maneira espontânea e interagindo com os familiares e os demais visitantes. A grande novidade é que a sonda de nutrição foi retirada de maneira completa e ele passa a iniciar a dieta oral.
O comandante vascaíno ficou 15 dias internado no CTI. Os médicos não firmam uma data precisa, mas a previsão é de que em aproximadamente duas semanas ele possa ter alta do hospital e continuar a recuperação em casa. Neste meio tempo, são realizadas sessões de fisioterapia e fonoaudiologia para amenizar possíveis sequelas.

Entenda o caso
Ricardo Gomes sofreu um acidente vascular cerebral (AVC) no segundo tempo do clássico entre Flamengo e Vasco, no domingo, dia 28 de agosto, no Engenhão. Foi levado inicialmente para o centro médico do estádio e, em seguida, encaminhado para o Hospital Pasteur, na Zona Norte do Rio de Janeiro, onde foi submetido a uma cirurgia que durou cerca de três horas e meia. A hemorragia no cérebro em decorrência do AVC sofrido pelo treinador foi estancada, e a circulação, restabelecida.
No ano passado, quando ainda comandava o São Paulo, Ricardo Gomes teve uma vasculite, considerada um pequeno AVC, e precisou ficar internado após o clássico contra o Palmeiras, pelo Campeonato Paulista. No entanto, o médico do Vasco Clóvis Munhoz assegura que o problema não é relacionado com o enfrentado pelo treinador na outra ocasião